
A condição inter e transdisciplinar da arte na cultura contemporânea
2017; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.36025/arj.v4i1.12048
ISSN2357-9978
Autores Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoA produção, o sistema e os circuitos das artes não são mais o que costumavam ser há poucas décadas. O emaranhado do campo das artes, que inclui não apenas sua produção já heteróclita, mas também todas as suas redes de exposição, recepção e mercado, tornou-se densamente complexo. Portanto, antes de demonizar o que muitos chamam de cacofonia das artes, é preciso considerar as conjunturas de sua historicidade, a heterogeneidade dos papeis de sua inserção nos ambientes socioculturais contraditórios, paradoxais e conflituosos do nosso tempo. Em meio ao turbilhão da produção e circulação artística na contemporaneidade, este artigo busca seus fundamentos na concepção benjaminiana do artista como produtor, uma concepção que só é inteligível se levarmos em consideração, ainda com Benjamin, a historicidade inalienável da arte.
Referência(s)