Artigo Produção Nacional

Aprendizagem de Álgebra Linear: explorando recursos do GeoGebra no cálculo de esforços em estruturas

2017; Volume: 19; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

2526-169X

Autores

Lorí Viali, Luiz Henrique Ferraz Pereira, Moacir Kripka, Paolo Cezar de Nardin Pandolfo, Régis Alexandre Lahm, Rosana Maria Luvezute Kripka,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Apresentam-se resultados de uma investigacao qualitativa sobre influencias do uso tecnologias interativas em sala de aula, referente a aprendizagem significativa de conceitos de Algebra Linear. Para tanto se propos o desenvolvimento e analise de dados sobre uma atividade de ensino que visou a aprendizagem significativa de sistemas lineares, propiciada pela resolucao de um problema contextualizado. A coleta de dados se deu por meio de observacoes ocorridas durante a aula, bem como por materiais escritos produzidos pelos estudantes. A analise dos dados indica que a atividade, realizada de forma colaborativa, em grupos, possibilitou por meio das reflexoes e discussoes, (re)significar conceitos sobre resolucao algebrica e sistemas de equacoes lineares. Ao perceberem seus usos na resolucao de um problema comum em suas areas de atuacoes profissionais, conseguiram relacionar conceitos das disciplinas de Estatica e de Algebra Linear. Alem disso, ao interagirem com o ambiente do software GeoGebra perceberam a utilidade da resolucao algebrica realizada, pois essa possibilitou a construcao de um simulador virtual de esforcos que, de acordo com variacoes na geometria da estrutura, fornecia automaticamente os valores das forcas nos seus componentes. Assim, compreenderam que sao processos algebricos que possibilitam sistematizar metodos teoricos, os quais sao executados por softwares , construidos com o objetivo de facilitar e agilizar os processos de calculos estruturais. Conclui-se que a atividade propiciou evolucoes cognitivas na compreensao dos conceitos envolvendo resolucoes algebricas e de sistemas lineares, que decorreram da necessidade de resolucao algebrica e virtual de um problema proposto na area de Engenharia Civil. Tambem foi possivel identificar que a mediacao da aprendizagem por meio de recursos tecnologicos do GeoGebra contribuiu com a (re)significacao e com a aprendizagem significativa dos conceitos tratados.

Referência(s)