
Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Artes e Música: Trajetória e Desafios na Região do Bico do Papagaio, Brasil
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃNGULO MINEIRO; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18554/rt.v10i1.2186
ISSN2316-9966
AutoresCícero da Silva, Cássia Ferreira Miranda, Maciel Cover, Marcus Facchin Bonilla, Ubiratan Francisco de Oliveira,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA expansão dos Cursos Superiores de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil teve um salto significante com a abertura do Edital 02/2012 pelo Ministério da Educação (BRASIL, 2012). Com a finalidade de formar educadores do campo nas diversas comunidades rurais do país, entre eles, professores de escolas do campo, quilombolas, pescadores, ribeirinhos, assentados/acampados da reforma agrária e lideranças dos movimentos sociais do campo, cerca de 42 (quarenta e dois) cursos de Licenciatura em Educação do Campo estão sendo implantados desde 2013 em todas as regiões do país. Este artigo objetiva apresentar um painel de informações e experiências pedagógicas do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Tocantinópolis. O trabalho está dividido em três partes principais: o processo de constituição do Curso focalizado, a caracterização do mesmo, a descrição e reflexões sobre algumas das experiências pedagógicas desenvolvidas entre os anos de 2014 e 2015. Trata-se de um primeiro esforço de sistematização do grupo de docentes do curso e que compõem a pesquisa do Observatório da Educação do Campo – do Centro Transdisciplinar de Educação do Campo (CETEC), da Universidade de Brasília (UnB), cujo enfoque é a expansão dessa modalidade de ensino no Brasil.Palavras-chave: Educação do Campo. Artes. Música.
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