Revisão Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EXERGAMES COMO FERRAMENTA DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CAPACIDADES MOTORAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

2017; Elsevier BV; Volume: 35; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/1984-0462/;2017;35;4;00013

ISSN

1984-0462

Autores

Pâmella de Medeiros, Renata Capistrano, Marcela Almeida Zequinão, Siomara Aparecida da Silva, Thaís Silva Beltrame, Fernando Luiz Cardoso,

Tópico(s)

Cerebral Palsy and Movement Disorders

Resumo

RESUMO Objetivo: Analisar a literatura quanto à eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Fontes de dados: As buscas dos estudos foram realizadas por duas avaliadoras de forma independente, limitadas às línguas inglesa e portuguesa, em quatro bases de dados: Web of Science, Science Direct, Scopus e PubMed, sem restrições de ano. As palavras-chave utilizadas foram: “Exergames and motor learning and skill motor” e “Exergames and skill motor and physical education”. Adotaram-se como critérios de inclusão: artigos que avaliaram a eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Excluíram-se da análise: livros, teses e dissertações; artigos repetidos; conferências, artigos publicados em anais e resumos de congressos; amostras com patologias e/ou com fins de reabilitação. Síntese dos dados: Foram encontradas 96 publicações. Após a aplicação dos critérios de exclusão, oito artigos foram selecionados. A qualidade dos artigos foi avaliada pelas escalas Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) e The Physiotherapy Evidence Database (PEDro). Foi possível verificar evidências sobre os efeitos positivos da utilização dos exergames tanto na aquisição de habilidades motoras quanto no desenvolvimento de capacidades motoras. Conclusões: Os exergames, quando utilizados de forma consciente - de modo a não substituir completamente os esportes e outras atividades lúdicas -, representam boas estratégias para pais e professores de Educação Física na motivação à prática do exercício físico.

Referência(s)