Artigo Produção Nacional

PIADA EM SALA DE AULA É COISA SÉRIA: O POTENCIAL DOS TEXTOS CHISTOSOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 7; Issue: 15 Linguagem: Português

ISSN

2236-2592

Autores

Rosani Muniz Marlow,

Tópico(s)

Discourse Analysis in Language Studies

Resumo

Resumo: O artigo objetiva analisar o genero discursivo piada, discorrendo sobre suas caracteristicas socio-discursivas e historico-culturais e revelando seu potencial didatico como instrumento de professores e professoras para o ensino da lingua portuguesa. Para isso, a analise consulta documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e autores de estudos sobre generos discursivos e textos humoristicos, como: Bakhtin (1992), Mascuschi (2003), Koch (2003), Possenti (2001) e Lins (2014), alem de evidenciar a discussao de que o ensino, inclusive da lingua materna, deve preocupar-se com questoes pedagogicas, como o interesse do alunado e a pratica ludica como forma de proporcionar ambientes favoraveis a aprendizagem significativa em sala de aula. Neste sentido, as piadas podem ser ferramentas para o ensino, dado o seu conteudo irreverente e sua aceitacao nos mais diversos publicos sociais. O corpus e composto de dez chistes de dominio publico, com circulacao oral ou na internet, e a analise apresenta possibilidades de se trabalhar com piadas sem a preocupacao de direciona-las para series especificas da educacao formal, mas especialmente com a intencao de que os docentes percebam o potencial das piadas para o ensino e levem a serio a sua inclusao na sala de aula. Palavras-chave : Piada. Ensino. Sala de Aula. Lingua Portuguesa.

Referência(s)