Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O que é, afinal, Marketing de Relacionamento? Uma Proposta de Conceito Unificador

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Linguagem: Português

10.5007/2175-8077.2017v19n48p9

ISSN

2175-8077

Autores

Fernanda Scussel, Martin de La Martinière Petroll, Elder Semprebon, Rudimar Antunes da Rocha,

Tópico(s)

Customer Service Quality and Loyalty

Resumo

Estudiosos entendem que ainda não há consenso sobre a definição de marketing de relacionamento, necessitando que haja uma limpeza conceitual a partir do fomento de um conceito unificador (GRÖNROOS, 2009; AGARIYA; SINGH, 2011; DEMO; ROZZETT, 2013; DEMO et al., 2015). Sendo assim, o presente estudo teórico atualiza a pesquisa de Agaryia e Singh (2011) a partir de uma revisão bibliométrica das publicações sobre o tema entre os anos 2011 e 2015 e, após a análise dos 69 artigos encontrados, sugere, como contribuição teórica, um conceito unificador de marketing de relacionamento. Limitações e sugestões para pesquisas futuras também são mencionadas neste trabalho.

Referência(s)