
A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção
2016; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.35819/tear.v5.n2.a2016
ISSN2238-8079
AutoresNoemi Boer, Cristiano Bittencourt dos Santos, Nilsa Reichert Barin,
Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoResumo: Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma oficina pedagógica que teve como tema motivador o Poema do Milho, de Cora Coralina. O trabalho foi desenvolvido no contexto da XVII Jornada Nacional de Educação e V Seminário Interdisciplinar do Programa de Iniciação a Docências (PIBID), realizado em 2014, no Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, RS. A oficina, intitulada A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro educação, teve a participação de 32 congressistas, na sua maioria estudantes do curso de Letras. A oficina oportunizou o contato com os pressupostos do teatro educação de Spolin (1989), na construção de dramaturgias a partir da exploração da estrutura mínima: onde – quem – o que e poc (ponto de concentração), apresentados pela autora. Assim, entende-se que a oficina oportunizou um canal de discussão e reflexão acerca do teatro, como recurso capaz de gerar arte e, nesse caso específico, o teatro, com um tema voltado à natureza e à sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Educação ambiental. Teatro Educação. Meio ambiente. CORA CORALINA’S POETRY FROM THE PERSPECTIVE OF THEATRE EDUCATION: DRAMATURGY UNDER CONSTRUCTIONResumo: Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma oficina pedagógica que teve como tema motivador o Poema do Milho, de Cora Coralina. O trabalho foi desenvolvido no contexto da XVII Jornada Nacional de Educação e V Seminário Interdisciplinar do Programa de Iniciação a Docências (PIBID), realizado em 2014, no Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, RS. A oficina, intitulada A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro educação, teve a participação de 32 congressistas, na sua maioria estudantes do curso de Letras. A oficina oportunizou o contato com os pressupostos do teatro educação de Spolin (1989), na construção de dramaturgias a partir da exploração da estrutura mínima: onde – quem – o que e poc (ponto de concentração), apresentados pela autora. Assim, entende-se que a oficina oportunizou um canal de discussão e reflexão acerca do teatro, como recurso capaz de gerar arte e, nesse caso específico, o teatro, com um tema voltado à natureza e à sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Educação ambiental. Teatro Educação. Meio ambiente.
Referência(s)