
AS LEIS DE NEWTON E DO TRÂNSITO EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA COM ENFOQUE CTS
2017; Linguagem: Português
10.22407/2176-1477.2017v8i1.603
ISSN2176-1477
AutoresRenato Santos Araújo, Gicélia Maria de Oliveira Santos, C.C.S. Barbosa, A.C.B. Jesus, Douglas Meneses Santos Brito, Marcos Paulo Albuquerque Fontes Menezes, Wellisson S. Silveira, T. Ribeiro,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada a partir da aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa com enfoque CTS em três turmas do Ensino Médio de uma escola pública do interior de um Estado da região Nordeste do país. Essa pesquisa é do tipo explicativa e foi elaborada com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário composto por questões abertas. Para a análise dos dados foram aplicados os princípios conceituais da Análise Temática de Bardin (1977). A análise dos dados mostrou que o momento da aula que mais favoreceu o entendimento da relação tecnologia-sociedade foi aquele em que houve a utilização dos vídeos como instrumento problematizador. Também foi destacada pelos alunos a importância da mediação do professor durante as aulas. A atividade realizada contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como formular hipóteses, refletir e discutir em grupo. Conclui-se o trabalho apontando que a utilização de Sequências de Ensino Investigativas com o enfoque CTS pode favorecer o aprendizado dos alunos da física vivencial.
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