POLIÔNIMO: DEFINIÇÃO DE ALGUNS TERMOS RELATIVOS AOS PROCEDIMENTOS HARMÔNICOS PÓS-TONAIS
2005; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
0973-9866
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoTao vasto quanto os procedimentos tecnico-harmonicos pos-tonais sao as designacoes que esses acabam por receber, mesmo quando parecem referir-se a coisas semelhantes. Pode-se observar essa faceta na leitura de capitulos ou topicos de livros que ressaltam essa proliferacao panssemica com titulos do tipo: atonalismo livre, pantonalismo, pandiatonicismo, tonalismo livre, tonalidade suspensa, entre outros. Qual seria a diferenca entre a tonalidade flutuante ou suspensa?Entre o tonalismo livre e o atonalismo livre? No que a politonalidade distingue-se da pantonalidade?Todo dodecafonismo e atonal? Neste trabalho, pretende-se fornecer uma distincao conceptual entre as terminologias utilizadas para referir-se aos processos analitico-composicionais decorrentes da expansao do sistema tonal, bem como oferecer exemplos para essas nomenclaturas. Por tratar-se de um estudo critico de carater descritivo e interpretativo baseia-se em modelos metodologicos de analise de conteudo fornecidos por Bardin (1977); todavia, a maior parte deste trabalho fundamenta-se nos escritos de Reti (1978) e Kostka (1999). A falta de consenso e de normatizacao para as diversas terminologias usadas para tratar do repertorio pos-romântico e pos-tonal (sobretudo do inicio do seculo XX) justifica essa pesquisa, cujos resultados viabilizam a compreensao dessas terminologias, alem de funcionar como ponto de partida para uma maior reflexao sobre o assunto.
Referência(s)