
UTILIZAÇÃO DE IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO NO MAPEAMENTO E GERENCIAMENTO DE ZONAS DE PROTEÇÃO DE AERÓDROMOS
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 63; Issue: 4 Linguagem: Português
10.14393/rbcv63n4-49214
ISSN1808-0936
AutoresJefferson Luís Ferreira Martins, Dejanira Lüderitz Saldanha, Ronaldo dos Santos da Rocha,
Tópico(s)Satellite Image Processing and Photogrammetry
ResumoO crescimento desordenado das grandes cidades gera problemas na infra-estrutura urbana atingindo as proximidadesdos aeroportos na forma de obstáculos que afetam a segurança das aeronaves, dos passageiros e da população quevive nesses locais. Além da segurança aeroportuária, a intensa circulação humana junto à Zona de Proteção dosAeroportos, afeta o desenvolvimento sócio-econômico adequado da região. A padronização das operações aéreas nomundo, tornando-as mais seguras, levou a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) a publicar documentosnormativos que regulamentam as atividades aeronáuticas. As medidas e os levantamentos de obstáculos devem ser dealta precisão e geralmente são realizados com métodos topográficos clássicos demandando altos custos. A alternativaé o uso de imagens de sensoriamento remoto de alta resolução (pixel igual ou inferior a 1m) que permite realizar essasmedições com a precisão necessária, em um tempo menor, e maior eficiência também para o monitoramento contínuo dasáreas de implantações irregulares no entorno dos aeroportos. Neste trabalho duas imagens IKONOS II de 2001 e 2008foram utilizadas para o levantamento da ocupação do entorno do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, Rio Grandedo Sul. A metodologia proposta avaliou a eficiência destas imagens para o entendimento dos planos de zona de proteçãode aeródromo, a sua relação com as áreas urbanas do entorno, a localização e a identificação de obstáculos. Este estudorevelou que as imagens de alta resolução são eficientes para a análise dos obstáculos com um erro estimado de 2,66 mnas coordenadas da imagem ortorretificada. Este parâmetro é considerado tolerável para a maior parte das superfícieslimitadoras de obstáculos.
Referência(s)