
A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio
2017; Volume: 19; Linguagem: Português
10.21680/1517-7874.2017v19n0id12153
ISSN2236-0883
AutoresMarlúcia Maria Alves, Maria Fernanda Lago de Mello, María Aparecida Resende Ottoni, Talita de Cássia Marine,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO objetivo deste artigo é apresentar uma proposta didática que traz como foco práticas de oralidade implementadas em uma turma de sétimo ano em uma escola municipal em Valparaíso de Goiás. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Partimos de estudos sobre a relação oralidade e escrita, Marcuschi (2001) Fávero (2000) e Fávero et al (2014), que mostram a necessidade de trabalhos voltados para a modalidade oral da língua. Assim, foi elaborada uma sequência didática, baseada no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2013), com o gênero notícia de rádio, Baltar (2012) e Ferraretto (2008), com a finalidade de contribuir para a ampliação do desempenho comunicativo e linguístico dos alunos, bem como promover um maior envolvimento deles com a disciplina de Língua Portuguesa.
Referência(s)