
Critérios para Identificação da Saliência de Stakeholders Através da Análise de Conteúdo
2017; Institute of Management Foundation; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.24023/futurejournal/2175-5825/2017.v9i2.261
ISSN2175-5825
AutoresJo�ão Maurício Gama Boaventura, Luis Guilherme Paulon Fontes, Greici Sarturi, Armando Eduardo,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoÉ notória a integração da Teoria dos Stakeholders à área de Estratégia Empresarial, evidência explícita é o título da obra seminal desta teoria, a de Freeman (1984): Strategic Management - a stakeholder approach. Desde então, o campo de Stakeholder Strategy evoluiu consideravelmente em termos conceituais e instrumentais. Vários modelos foram desenvolvidos, entre eles o modelo de saliência de stakeholders proposto por Mitchell et al. (1997). Esta pesquisa contribui para o campo de Stakeholder Strategy ao ter como objetivo desenvolver uma metodologia de análise de conteúdo para a análise da saliência de stakeholders. O modelo de Saliência baseia-se na percepção dos gestores quanto a posse dos atributos Poder, Legitimidade e Urgência pelos stakeholders. A combinação entre os três atributos gera 7 classes de stakeholders. O método proposto neste estudo é composto de seis etapas: 1) definição da fonte de dados, 2) definição das seções do documento a serem analisadas, 3) definição das palavras chave, 4) critérios de associação entre stakeholder e atributo, 5) critérios para identificação da presença do atributo, 6) processamento da análise. Os resultados indicaram que a metodologia é operacionalmente aplicável, uma vez que foi possível identificar, na amostra testada, as classes de stakeholders propostas por Mitchell et al. (1997). A pesquisa apresenta uma contribuição metodológica para a análise do modelo de saliência o que pode auxiliar os pesquisadores no acesso a uma maior quantidade de informações sobre a percepção dos gestores em relação aos stakeholders
Referência(s)