Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos

2017; Universidade Fedal do Oeste do Pará; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.24065/2237-9460.2017v7n3id352

ISSN

2237-9460

Autores

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Mônica da Silva Gallon, Carla Melo,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Esse artigo tem por objetivo analisar como um grupo de estudantes de Pedagogia na modalidade EaD de uma Universidade privada do Sul do Brasil compreende os conhecimentos prévios em Matemática nos anos iniciais, e possíveis estratégias para seu mapeamento. A investigação teve por base 83 respostas para um questionamento proposto em um fórum online, integrante de uma disciplina do referido curso. Os depoimentos foram voluntários, sem qualquer tipo de avaliação. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, dessas respostas foi realizada a Análise Textual Discursiva, resultando em duas categorias emergentes: valorização dos conhecimentos prévios e utilização de jogos e outros materiais concretos como facilitadores da aprendizagem. A investigação apontou a importância do diagnóstico para identificar os conhecimentos de Matemática pré-existentes nas crianças, a relevância do professor refletir sobre o que dados obtidos no diagnóstico inicial e sobre a sua prática de sala de aula, para que nesse processo de ação reflexão, contemple as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Os resultados também sugerem a utilização de jogos e materiais concretos como facilitadores da aprendizagem e na construção do diagnóstico. Palavras-chave: Educação Matemática. Anos iniciais. Conhecimentos prévios.

Referência(s)