Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Por que eles desistem? análise da evasão no curso de engenharia de produção, UFES, Campus São Mateus

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14488/1676-1901.v17i3.2760

ISSN

1676-1901

Autores

Marielce de Cássia Ribeiro Tosta, José Ricardo Fornaciari, Leonardo Caetano Abreu,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Nos últimos anos o sistema brasileiro de educação superior expandiu a oferta de cursos de engenharia. Apesar desta expansão tem-se percebido o aumento no número de evasão dos alunos. De maneira a contribuir com a análise das causas desta evasão o presente trabalho teve como objetivo definir o perfil do curso de Engenharia de Produção, São Mateus. Verificou-se que o curso possui predomínio de alunos: i) residentes no próprio Estado e cidade; ii) do sexo masculino; iii) idade entre 18 e 25 anos e; iv) melhores coeficientes de rendimento nos últimos períodos. Tanto à relação entre alunos diplomados por alunos evadidos quanto à taxa de retenção do curso indicam a necessidade de melhorar a qualidade do curso de modo a viabilizar a finalização em menor tempo. Analisando a evasão verificou-se que a mesma ocorreu em 144 de um total de 441 alunos matriculados, sendo a desistência a principal razão da evasão (77). Foi analisado ainda o grau de retenção das disciplinas básicas, sendo esta entre 40% a 80% em disciplinas do primeiro e segundo período. De acordo com os resultados há necessidade da coordenação do curso em acompanhar cuidadosamente os primeiros períodos bem como promover atividades de nivelamento e monitorias.

Referência(s)