
USO DO SMARTPHONE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
2017; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30681/real.v10i1.2218
ISSN2358-8403
Autores Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoO Brasil em seu contexto histórico foi marcado por uma educação mecanizada, a memorização era o elemento principal da educação neste período. Com a inserção da tecnologia nas escolas, o ensino abriu-se para novos recursos didático/pedagógico e assim, surge à necessidade de aulas, ditas, diferenciadas. O avanço tecnológico trouxe uma nova forma de comunicação textual, influenciando nos gêneros de leitura e escrita. Nesse sentido, o estudo buscou apresentar algumas formas de como os aparelhos smartphone e seus aplicativos podem ser utilizados como meio didático pelos professores de Língua Portuguesa.Suas funções contribuem tanto para o conhecimento das novas regras de ortografias, bem como, das alterações no vocabulário; é possível também ter acesso a capítulos sobre, gramática, bibliografia e normas da ABNT; outros é em formato de perguntas e resposta. Sendo eles: Acordo ortográfico; Dicionário priberam; Manual de redação; Verbos portugueses e Quiz de português. O uso desses recursos pode contribuir para um maior contato dos alunos com a língua portuguesa, uma vez que os smartphone estão cada vez mais presentes no cotidiano dos mesmos
Referência(s)