Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Motivação para a permanência na profissão: a percepção dos docentes universitários

2017; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/2175-3539201702121099

ISSN

2175-3539

Autores

Tárcia Rita Davóglio, Carla Spagnolo, Bettina Steren dos Santos,

Tópico(s)

Education, Achievement, and Giftedness

Resumo

Resumo Este estudo qualitativo visou conhecer os principais aspectos que motivam os docentes da Educação Superior à permanência na carreira. Os dados foram coletados com 26 professores, os quais apontaram os aspectos percebidos como essenciais para a sua permanência, e agrupados segundo os princípios da análise de conteúdo. Emergiram10 categorias, hierarquizadas pela frequência: relação com alunos; formação continuada; gosto/prazer/satisfação pela docência; envolvimento com a pesquisa científica; salário; contribuição social da atuação; ambiente acadêmico, autonomia, segurança/estabilidade/prestígio e desafios/compartilhamento do conhecimento. Os resultados foram discutidos à luz das teorias contemporâneas sobre os processos motivacionais e convergem com a literatura atual sobre a temática. Acreditamos que as categorias que emergiram como motivos para a permanência na carreira docente possam oferecer subsídios empíricos que contribuam para o estabelecimento de correlações entre fatores individuais, contextuais e motivação percebida, úteis na promoção do desenvolvimento e da qualidade da docência na Educação Superior.

Referência(s)