
Ambiente de compartilhamento de REAs: uma proposta de modelagem, implementação e modelo de negócio
2016; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.31416/rsdv.v4i1.159
ISSN2237-1966
AutoresPaulo Henrique Bezerra Matias, Kélvya Freitas Abreu, Francisco Kelsen de Oliveira, Harley Macêdo de Mello,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEsta pesquisa objetivou propor um Ambiente de Compartilhamento de Recursos Educacionais Abertos (ACREA) a partir das necessidades de um grupo de docentes. Assim, o ACREA disponibilizou os Recursos Educacionais Abertos (REA) - materiais educacionais disponibilizados sob domínio público e licenciados de forma aberta e livre para a comunidade, que os acessam, utilizam, adaptam e redistribuem (WILEY, 2005). Pautados em Mallman e Jacques (2015), esta pesquisa entende que os REAs possuem as liberdades 5Rs: retenção, reuso, revisão, remix e redistribuição. Essas liberdades são baseadas nos quatro princípios de software livre (TAURION, 2004): executar, estudar, redistribuir e melhorar. Deste modo, por meio de questionários online foram levantados os requisitos do sistema a partir das necessidades dos docentes sobre um ambiente de compartilhamento de recursos educacionais. Os dados analisados possibilitaram a elaboração do modelo de negócio e da modelagem do ACREA em Linguagem de Modelagem Unificada (UML). Após essa etapa, o ACREA foi desenvolvido e publicado a fim de garantir o acesso a comunidade. Contudo, percebe-se ainda poucos REAs compartilhados no ACREA e a baixa participação dos docentes na utilização da ferramenta.
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