Artigo Acesso aberto

Gerenciamento térmico da bateria em veículos elétricos: o sistema líquido combinado

2017; Linguagem: Português

10.5151/engpro-simea2017-33

ISSN

2357-7592

Autores

Luis Alfredo BUFALO, Gabriel Morales GONELLI, Luis F. BAUMGARTNER,

Tópico(s)

Electric and Hybrid Vehicle Technologies

Resumo

A principal fonte de energia para os veículos elétricos é a bateria Lítio-íon caracterizada por elevada densidade de potência, longa vida útil e possui menor impacto ambiental. No entanto, alguns fatores limitam o desenvolvimento da bateria, afetando especialmente desempenho, vida útil e segurança. Esses fatores em um veículo híbrido/elétrico são seguramente melhorados quando se dispõe de um sistema de gerenciamento térmico eficiente. Tal eficiência manifesta-se na capacidade de se manter o conjunto de baterias na faixa de temperatura ideal ao mesmo tempo em que não se demanda potência em excesso do sistema de alimentação que deveria abastecer o módulo de propulsão. Este trabalho apresenta o sistema líquido combinado onde o circuito refrigerante do ar-condicionado é derivado para um trocador adicional refrigerante-água denominado chiller, acoplado a uma segunda válvula de expansão que proporciona potencial de refrigeração para o circuito secundário (água) que por sua vez está conectado às placas de refrigeração do conjunto de baterias. Uma avaliação utilizando-se de critérios tais como maiores índices de performance, flexibilidade de utilização, segurança e eficiência energética indica os benefícios desta solução quando comparado a outros modelos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX