Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A ICONOGRAFIA DO SACRÍFICIO NA OBRA DE MIGUEL VON DANGEL

1997; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15448/1980-864x.1997.2.28276

ISSN

1980-864X

Autores

Anna Gradowska,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O trabalho do artista venezuelano Miguel vonDangel (nascido em 1946) é polêmico. Inesperadamente introduz “encontrar assuntos” e emplasta em suas obras, que têm um caráter sacral, prejudicando o espectador médio que espera que os valores estéticos, usados para o fato de que a grande parte da arte do século XX é dedicada aos assuntos não substanciais, às vezes, muito pessoal e principalmente interessante pela sua forma. Neste contexto o seu trabalho “cão crucificado” foi reconhecido como um escândalo comentou pela imprensa, ecausou reação pública crítica como uma blasfêmia. Mas a leitura conceitualdesse trabalho, e de muitas outras propostas da artista, permite descobrir um sentido muito profundo de sua criatividade na base do simbolismo primitivo preservado desde o tempo do esquecimento em nosso subconsciente, e continuou em forma camuflada na arte cristã de nos últimos séculos. Miguel vonDangel representou Venezuela em 1993 na Bienal de Veneza.

Referência(s)