
Uso e Influência das Mídias Sociais no Planejamento de Viagens: um estudo quantitativo
2017; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.1984-4867.v28i2p254-270
ISSN1984-4867
AutoresSheila Cristina de Souza, Danielle Fernandes Costa Machado,
Tópico(s)Digital Marketing and Social Media
ResumoA expansão da internet e a ascensão das mídias digitais transformaram a comunicação interpessoal e as relações humanas e comerciais. As mídias sociais são, hoje, ferramentas populares para comunicar, compartilhar e expressar opiniões pessoais e cada vez mais se estabelecem como alternativas aos meios tradicionais no processo de planejamento e decisão de viagens, permitindo uma atualização, quase em tempo real, das informações. O objetivo geral do estudo foi medir o uso e a influência das mídias sociais durante o processo de planejamento de viagens turísticas, bem como o nível de confiança atribuído pelos turistas a essas ferramentas on-line, comparativamente a outras fontes de informação disponíveis. A metodologia aplicada foi desenvolvida a partir da adaptação da pesquisa feita anteriormente por Fotis, Buhalis e Rossides, com análises descritivas e críticas dos resultados, e se justifica pela necessidade de ampliar a observação para outros mercados a fim de conhecer as especificidades de cada grupo. A amostragem foi não probabilística, concentrada majoritariamente em residentes da cidade de Belo Horizonte, com participação voluntária on-line. Os achados demonstraram o uso frequente das mídias sociais em todas as fases do planejamento de viagens entre os respondentes, sendo essas ferramentas consideradas as fontes de informação mais confiáveis, atrás apenas dos sites oficiais de turismo e indicações de parentes e amigos.
Referência(s)