
A Personalidade de Empreendedores e Gerentes de Loja Medida Via Teoria do Big Five
2017; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português
10.23925/2178-0080.2017v19i3.32986
ISSN2178-0080
AutoresCléber da Costa Figueiredo, Ilan Avrichir, Raul Afonso Pommer Barbosa,
Tópico(s)Entrepreneurship Studies and Influences
ResumoEsta pesquisa tem como foco descrever e comparar os traços de personalidade de gerentes de loja de centros comerciais e empreendedores, utilizando como instrumento de pesquisa a escala do inventário dos cinco grandes fatores de personalidade da teoria Big Five e avaliar quais traços são mais evidentes em empreendedores e gestores. Também foi avaliado o papel do sexo dentro do contexto empreendedor e gerencial. Foram utilizadas as técnicas exploratória e confirmatória de análise fatorial. Para se aferir a validade das hipóteses foi realizada uma análise de variância multivariada (MANOVA). Os resultados apontam evidências de diferenças entre gerentes e empreendedores em relação aos cinco traços de personalidade. Além disso, ressalta o caráter masculino do ato de empreender e o caráter feminino do aspecto gerencial. Este trabalho contribui para a teoria sobre traços de personalidade quando aplicada em diferentes ambientes organizacionais, evidenciando características que pertencem aos dois grupos estudados na pesquisa. A principal contribuição teórica é a aceitação das hipóteses que foram levantadas referente ao comportamento dos gerentes e empreendedores. No âmbito prático, pode-se utilizar o IGFP-5 reduzido para testes vocacionais e como forma de critério para contratação.
Referência(s)