
Aprendizagem Cooperativa no Ensino Médio: histórias de quem conviveu com essa abordagem de ensino
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22168/2237-6321.7.7.1.533-549
ISSN2237-6321
AutoresAna Célia Clementino Moura, Dilma Mello,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA Aprendizagem Cooperativa tem como principal objetivo promover interação entre indivíduos de forma que sua participação no grupo ao qual pertencem seja valorizada e, assim, cada um reconheça a si e ao outro como promotores do conhecimento. É no contexto de interação que os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, localizada em Pentecoste, Ceará (Brasil), discutem, divergem e aprendem juntos desde 2011. Como advogamos que a Aprendizagem Cooperativa colabora com o crescimento do estudante e este, por sua vez, ao avaliá-la, colabora com a sua aplicação, elaboramos o presente trabalho que busca, por meio de histórias contadas pelos próprios alunos, analisar a contribuição da Aprendizagem Cooperativa para a vida estudantil e pessoal desses alunos que, ao longo de três anos, vivenciam-na em pelo menos dez horas por dia, visto ser a escola de tempo integral. Na escola há quatro turmas: Aquicultura, Informática, Agroindústria e Acadêmica. Para que os alunos redigissem seus posicionamentos críticos, propusemos uma produção de texto, aplicando inicialmente um instrumental, o mapa de ideias, a fim de podermos abordar todos os elementos da Aprendizagem Cooperativa a serem avaliados. Embora tenhamos aplicado o instrumental com todos os alunos, para este trabalho, selecionamos uma narrativa de cada turma, para compreendermos a contribuição da Aprendizagem Cooperativa para suas vidas. Para refletirmos sobre os posicionamentos, seguimos os princípios da Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000), visto que seus pressupostos possibilitam expressar como o pesquisador e os participantes vivem, contam e compreendem as histórias vividas. No caso do presente artigo, o que pensamos como pesquisadores entrelaça-se ao que pensam os participantes, alunos do 3º ano do Ensino Médio.
Referência(s)