PROJETO DCE: MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA COM DUPLO CICLO TERMODINÂMICO VARIÁVEL
2017; Linguagem: Português
10.5151/engpro-simea2017-02
ISSN2357-7592
AutoresCléber Willian Gomes, Felipe Mascarenhas de REZENDE, José Antônio GRASSI, Marcelo da Graça PEREIRA, Renan Alves TRENTIN, Stephan Daue Guimarães MÜLLER, Tiago Osorio de ALMEIDA,
Tópico(s)Rocket and propulsion systems research
ResumoOs veículos de passeio híbridos são realidade no mercado automobilístico. Observa-se, em contrapartida, que a aplicação desta tecnologia em veículos comerciais não é quantitativamente significante, devido à necessidade de torques elevados durante o transporte de cargas. Com o Dual Cycle Engine, pretende-se desenvolver um comando de válvulas variável, que possibilite a alternância entre os ciclos Otto e Atkinson em um mesmo motor de combustão interna movido à etanol, aplicado em veículos comerciais híbridos. Esta tecnologia possibilita operação em ciclo Otto em plena carga - para melhor densidade de potência - e com o ciclo Atkinson em cargas parciais - visando redução de consumo de combustível. No ciclo Atkinson, o período de expansão é maior que o de compressão, característica obtida através do fechamento tardio da válvula de admissão, que resulta em melhor eficiência energética em comparação ao ciclo Otto. O desenvolvimento deste projeto foi realizado a partir do dimensionamento do comando de válvulas e a validação do mesmo com auxílio de softwares comerciais. Após as análises, foram atingidos valores de torque e potência competitivos com o mercado de veículos comerciais, além da redução de consumo específico de combustível em 4%, quando comparado com motores Otto produzidos em escala industrial.
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