
A INFLUÊNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2017; Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2447-6978
AutoresSebastiana de Lourdes Lopes Flaviano, Inglide Graciele de Faria, Wender Faleiro, Maria Severina Batista Guimarães,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste estudo objetivou analisar a contribuicao da contacao de historias para a Educacao Infantil, versando sobre o desenvolvimento integral da crianca de 0 a 5 anos e sua relacao direta com a arte e a cultura da comunicacao oral haja vista essa encantar, despertar emocoes, agucar a sensibilidade, estimular a imaginacao e trabalhar o corpo e a mente sincronicamente. Visa tambem ampliar as informacoes acerca do papel do professor mediador do conhecimento, incluindo a forma de como pode utilizar a contacao de historias em sua pratica pedagogica de maneira significativa. Assim pode-se concluir que contar e encantar nao e tarefa simples, mas complexa que exige habilidades, tecnicas, disposicao e qualificacao do professor contador de historiaspara alcancar os objetivos da narrativa oral que e de ampliar o vocabulario e o mundo das ideias na mesma medida em que atrai a atencao da crianca, pois e uma atividade ludica, pedagogica e interdisciplinar que amplia as possibilidades de ver e compreender o mundo e a si mesmo. Assim, as reflexoes apresentadas nos convidam a pensar numa educacao mais humana e significativa, pautada nas vivencias, nas aprendizagens e nas experiencias esteticas vinculadas a enunciacao oral.
Referência(s)