
Publicidade, empoderamento feminino e o reposicionamento da cerveja Itaipava
2017; Volume: 13; Issue: 9 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n9.36146
ISSN1807-8931
AutoresMaria Aparecida Ramos Silva, Larissa Rayane Coêlho Costa,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo busca refletir acerca da representação da mulher na publicidade da cerveja Itaipava, a partir do papel da personagem Verão, garota propaganda da marca. Tradicionalmente, as marcas de cerveja apresentam a persona feminina muitas vezes de forma estereotipada, retratando a mulher como objeto sexual e de maneira subserviente, com o objetivo de servir aos homens. Para isso, foi utilizada a análise de conteúdo das campanhas da marca em que a personagem Verão estava presente desempenhando papel central na propaganda. Conclui-se que a marca possuía um perfil de posicionamento que foi alterado consideravelmente, ocorrendo um reposicionamento da publicidade da cerveja Itaipava, que mudou a forma de representação da mulher em suas campanhas publicitárias.Palavras-chave: Marca. Cerveja. Feminino. Publicidade. Reposicionamento.
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