Artigo Acesso aberto Revisado por pares

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DO PENSAMENTO SISTÊMICO

2009; Editora Universitária Champagnat; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.7213/cienciaanimal.v7i2.9933

ISSN

1981-4178

Autores

Sandra Carla Mariotto, Márcio Coraiola,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A situação planetária atual nos mostra uma crise ambiental, não apenas no aspecto físico, mas também na questão de valores e comportamentos. É premente a práxis da Educação Ambiental no âmbito formal e não formal, através de planejamentos e desenvolvimentos de projetos que levem a ações efetivas e transformadoras. Multiplicam-se órgãos, teorias e projetos, mas a grande maioria das ações previstas não se efetiva localmente, onde realmente deve acontecer a transformação, pois infelizmente a percepção cartesiana está enraizada na sociedade, e a compartimentação do conhecimento ocasiona o rompimento de um processo de Educação Ambiental efetivo. O novo paradigma oriundo do pensamento sistêmico, o da totalidade, propõe uma nova forma de ver o mundo, evidenciando a busca de toda e qualquer alternativa que efetive a transformação, sensibilizando para a corresponsabilidade, num processo de resposta urgente ao apelo do Planeta.

Referência(s)