
A ESCOLA NO QUINTAL DA CULTURA: TEATRALIDADES EM PERSPECTIVA DIALÓGICA
2017; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.23925/1809-3876.2017v15i3p594-614
ISSN1809-3876
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoEsse artigo tem como objetivo compreender os sentidos de escola na série brasileira Quintal da Cultura, exibida pela TV Cultura. Escolheu-se como corpus o episódio A Escolinha do Quintal – Vogais. A análise é realizada a partir dos pressupostos da perspectiva dialógica que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua ancoragem teórica. Os resultados do trabalho apontam para a relação com o discurso teatral e com efeitos de teatralidade como fatores intrínsecos ao programa em questão. Em contraponto, a análise dos dados apresenta sentidos de escola bastante provocadores do ponto de vista da noção bakhtiniana de relações dialógicas, principalmente no que se refere à visualidade cenográfica do espaço da sala de aula e à presença de relações de poder e forças entre professores e alunos. A série revisita a escola por meio de códigos e signos de um projeto discursivo ainda marcado pela resistência à mudança e às reconfigurações educacionais da contemporaneidade.
Referência(s)