
RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS
2017; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 7; Issue: 13 Linguagem: Português
10.5752/p.2236-0603.2017v7n13p136
ISSN2236-0603
AutoresRaquel Maria Rossi Wosiack, Gilson Luís da Cunha, Patrícia B. Scherer Bassani, Débora Nice Ferrari Barbosa, Geraldine Alves dos Santos,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
Resumo<p>A utilização do computador em contextos educacionais, constitui-se em um desafio. Propomos que o cenário terapêutico também se utilize destes recursos. Este artigo relata experiências desenvolvidas na Associação em Oncopediatria em Novo Hamburgo/RS. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a utilização da ferramenta tablet na possibilidade de expressão da criatividade de mães e avós cuidadoras de crianças com câncer. O presente estudo apresentou um delineamento qualitativo e constituiu-se em uma pesquisa intervenção. Participaram do estudo treze mães e avós que exercem o papel de cuidadoras. Utilizaram-se como instrumentos as produções expressivas realizadas pelas mães/avós, suas falas e o diário da arteterapeuta. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Constatou-se que as participantes beneficiaram-se do processo, expressaram seus sentimentos e vivências, reconfigurando suas próprias criações através do processo híbrido, que consiste na junção de duas ou mais formas de expressão em um mesmo trabalho.</p>
Referência(s)