Artigo Acesso aberto Revisado por pares

EVOLUCIÓN DE LOS INTERESES Y OPINIONES CURRICULARES DEL ÁREA DE EDUCACIÓN FÍSICA DE PADRES Y ALUMNOS

2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.71937

ISSN

1982-8918

Autores

Pedro Gil Madrona, José Miguel Perona-Andres, Alejandro Prieto-Ayuso, María Belén Sáez-Sánchez,

Tópico(s)

Health, Education, and Physical Culture

Resumo

O objetivo é conhecer o interesse de pais e alunos pelos diferentes componentes curriculares, em especial a Educação Física, e saber se esse interesse variou na última década. O estudo foi realizado na província de Albacete (Espanha) com a participação de 409 alunos e 150 pais em escolas de ensino fundamental e médio. O método se apoia no paradigma dos métodos mistos. Foram utilizados questionários e entrevistas. Os resultados indicam que a Educação Física continua tendo pouca importância como disciplina formativa, mas é a disciplina que desperta mais interesse e motivação. O valor atribuído à atratividade da Educação Física baixou na última década, a expressão corporal continua a ser pouco interessante para os alunos, aumentou o interesse pelo aquecimento e pelo relaxamento, e os pais continuam a atribuir pouca relevância formativa aos conteúdos da Educação Física.

Referência(s)