Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

UM MODELO MULTICRITÉRIO CONSTRUTIVISTA PARA APOIAR À GESTÃO DA ATIVIDADE DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE DE MINDELO

2017; Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.7769/gesec.v8i2.576

ISSN

2178-9010

Autores

Thuine Lopes Cardoso, Sandra Rolim Ensslin, Ademar Dutra, Juscelino Dias,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este estudo tem como objetivo construir um modelo de avaliação de desempenho para apoiar à gestão da atividade de pesquisa da Universidade de Mindelo (UM), sediada em Cabo Verde, na África. Para tal, utilizou-se, como instrumento de intervenção, a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista (MCDA-C). A aplicação dessa metodologia permitiu a geração de conhecimento no pró-reitor de pesquisa da UM para identificação dos aspectos relevantes, necessários e suficientes, segundo a sua percepção, para avaliar e gerenciar o contexto. Entre os principais resultados, está a identificação: (i) de cinco áreas de preocupação: Capacitação; Estruturação da Pesquisa; Captação de Recursos; Operacionalização da Pesquisa; e, Resultados da Pesquisa; (ii) de indicadores e do perfil de desempenho da UM; e, (iii) de indicadores com desempenho comprometedor, dentre eles: % de participação docente em eventos científicos no último ano; % de docentes com publicação em revistas de alto fator de impacto nos últimos dois anos; % do corpo docente com doutorado; e, % de pesquisas voltadas a temas ligados a problemas ambientais no último ano. Para esses indicadores, ações de melhorias foram sugeridas para alavancar o desempenho da atividade de pesquisa da UM. Nesse contexto, os autores deste estudo acreditam que a construção de um modelo personalizado para avaliar e gerir a atividade de pesquisa contribuirá para o desenvolvimento da pesquisa científica e para a geração de conhecimento proporcionada por ela.

Referência(s)