Artigo Acesso aberto Produção Nacional

GERENCIAMENTO DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA BI COMBUSTÍVEL COM OTIMIZAÇÃO DE TORQUE

2017; Linguagem: Português

10.5151/engpro-simea2017-19

ISSN

2357-7592

Autores

Paulo Alexandre Pizará Hayashida, Lucas M. Novaes, João F. Justo, Armando Antônio Maria Laganá, Pedro Castro ROSSETTI,

Tópico(s)

Electrohydrodynamics and Fluid Dynamics

Resumo

O sistema de controle do torque do motor tem um papel crítico em um veículo automotor, uma vez que o motor precisa atender à demanda solicitada pelo motorista de maneira mais rápida e estável possível. O torque produzido pelo motor é uma consequência da pressão de combustão desenvolvida no interior do cilindro, que é relacionada ao avanço de ignição. Logo é necessário o controle correto da mistura entre ar e combustível e do avanço de ignição, para se obter a máxima pressão de combustão. Porém diferentes combustíveis e suas misturas não possuem os mesmos parâmetros ótimos para o avanço de ignição e tempo de injeção. O presente trabalho propõe o controle do avanço de ignição e do tempo de injeção em malha fechada de um motor bi combustível, a fim de se aperfeiçoar o torque de saída do motor em função da composição do combustível utilizado. A porcentagem de etanol presente no combustível é obtida através de um sensor de composição. A eficiência do sistema em corrigir seus parâmetros em função da composição do combustível e os parâmetros de torque e potência são analisados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX