Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Análise de jogos digitais em dispositivos móveis para aprendizagem de línguas estrangeiras

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1984-6398201711880

ISSN

1984-6398

Autores

Josiane Brunetti Cani, Ivana Queiroz Pinheiro, Maria Elizabete Villela Santiago, Gilvan Mateus Soares,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

RESUMO A pesquisa objetiva analisar três aplicativos de dispositivos móveis orientados à aprendizagem de língua estrangeira, identificando suas potencialidades e limitações: Lingualeo, English Grammar All Levels e Learning 2 Talk. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa teve como fundamentação teórica os estudos sobre gamificação e aprendizagem de línguas pelo computador (CALL) a fim de analisar os dados obtidos nos três jogos de acordo com os seguintes critérios: i) teoria de aprendizagem; ii) nível de contextualização; iii) nível de personalização; iv) tipo de interação; v) conteúdo abordado; e vi) interface. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, abrangendo aspectos tanto da linguagem verbal quanto gráfica, além dos elementos interativos das interfaces. A análise permitiu concluir que, embora predomine uma estrutura behaviorista, há uma tentativa de expandir o ensino de língua estrangeira por meio de jogos digitais.

Referência(s)