Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

MARKETING DE RELACIONAMENTO E LOGÍSTICA NO COMÉRCIO ELETRÔNICO

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português

10.12712/rpca.v4i3.10

ISSN

1982-2596

Autores

Ernani César de Freitas, Cássio Weber, Maurício Barth,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este trabalho se propõe a investigar e analisar as práticas existentes no Marketing deRelacionamento que se vinculam à atividade logística, tanto sob o aspecto da distribuição de produtos como de informações, para uma empresa que atua no comércio eletrônico. Para tal,faz-se um estudo em uma grande empresa varejista, presente no comércio eletrônico. Nesse cenário se desenvolve a importânciada Logística como um componente do Marketing de Relacionamento, através do estudo decaso da unidade de Comércio Eletrônico das Lojas Herval. Com base em uma pesquisa descritiva, identificaram-se resultados ou benefíciosque possam ser obtidos nas transações comerciais da internet, apoiadas por uma logísticaadequada e que visam uma melhoria da relação com o cliente desse canal eletrônico. A partir da análise dos dados coletados, concluiu-se que a empresa Herval possuidiversos mecanismos de interação e relacionamento com seu cliente, os quais precisam sermelhorados e qualificados para serem utilizados mais intensamente.

Referência(s)