Artigo Acesso aberto Produção Nacional

SISTEMA DE DIREÇÃO ELÉTRICA ASSISTIDA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

2017; Linguagem: Português

10.5151/engpro-simea2017-55

ISSN

2357-7592

Autores

José L. N. Silva, Mateus P. AIRES, Francisco W. S. MESQUITA, Jhayro A. S. JÚNIOR, Gabriel S. FONSECA,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Os carros autônomos elétricos ou híbridos são o futuro da indústria automobilística, estescarros são divididos em diversos sistemas de controle eletrônico. Entre esses sistemas decontrole o sistema de direção representa um desafio para o desenvolvimento dos carrosautônomos. Neste trabalho é desenvolvido um protótipo de um sistema de direção assistida(Driver Assistance Systems – DAS) de acionamento elétrico (Electrically Powered Steering –EPS) e proposto um algoritmo de controle da posição angular do servomecanismo baseadoem lógica fuzzy. Partindo de uma bancada didática existente no laboratório que disponibilizaum sistema de direção com acionamento hidráulico (Hydraulic Power Steering – HPS) foramlevantadas as curvas (mapas) de operação da direção elétrica e ajustados os parâmetros docontrolador para que o sistema quando instalado em um veículo possa desempenhar a funçãode seguidor de trajetória em cenários de ambientes urbanos. O sistema de direção propostoneste trabalho pretende ser uma contribuição para o desenvolvimento de carros autônomos,contribuir para redução do número de acidentes e também ser um acessório opcional emveículos com motoristas humanos para situações extremas de direção (onde existe o risco avida), como já existe atualmente nos sistemas de frenagem antitravamento (Antilock BrakingSystem – ABS). O controlador proposto é embarcado em um módulo eletrônico e executa asfunções descritas acima e está integrado com os demais sistemas embarcados nos veículosatravés de uma rede de troca de dados (Control Area Network - CAN), desta forma tem-se umsistema Steer-by-wire com controlador fuzzy. Os resultados das simulações computacionaismostraram que a solução proposta pode ser empregada em veículos comerciais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX