Desafios de aprendizagem autônoma dos estudantes de Ciências Contábeis do curso de educação a distância à luz da teoria da Autodeterminação
2017; Issue: 222 Linguagem: Português
ISSN
2526-8414
AutoresAna Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos, Deivisson Rattacaso Freire, Juliana Siqueira Sercundes,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA pesquisa objetiva identificar os desafios de aprendizagem autonoma por meio da percepcao dos alunos em um curso de bacharelado em Ciencias Contabeis na modalidade “a distância”, em relacao aos fatores de acessibilidade, avaliacao dos recursos utilizados, dedicacao ao curso, autoavaliacao dos estudantes e dimensionamento da carga horaria. O metodo da pesquisa e o indutivo com abordagem exploratoria e quantitativa e com a utilizacao de um questionario estruturado, adaptado de Guimaraes e Bzuneck (2008), na versao em portugues, denominada Escala de Motivacao Academica (EMA). A coleta de dados deu-se por meio de um link virtual pelo Google Docs, sendo assegurado o sigilo dos dados individuais. A escolha do curso de bacharel em Ciencias Contabeis a distância (EaD) em uma instituicao federal publica (em seu primeiro ano de edital de vestibular) no ano de 2013 e 2014, com polos em Maragogi e Trindade, nos estados de Alagoas e Pernambuco, respectivamente, foi por conveniencia de acessibilidade dos dados, obtendo-se um total de 17 alunos regulares matriculados que aderiram a pesquisa (ate o final do semestre letivo de 2013.2, dos 50 alunos de cada polo matriculados no semestre, apenas 14 alunos no polo de Maragogi e 18 alunos no polo de Trindade permaneceram no curso). Para a analise dos dados, foi utilizado o software Excel 2010, que dispoe de funcoes estatisticas que asseguram os resultados no que se refere a analise descritiva dos dados e elaboracao de graficos para comunicacao dos resultados. Concluiu-se que os alunos possuem um perfil de faixa etaria entre 27 e 34 anos; dos 17 alunos, 7 estao cursando sua segunda graduacao; e todos possuem ocupacao de trabalho ou estagios. Alem disso, do total, 13 afirmaram trabalhar 8 horas ou mais e os demais de 4 a 6 horas. Na percepcao dos alunos, quanto a avaliacao de suas motivacoes de autodeterminacao, os resultados apontam para motivacoes extrinsecas por regulacao integrada (media = 7,75), seguida das motivacoes intrinsecas (media = 7,04) e da regulacao identificada (media = 6,23).
Referência(s)