
História da física: uma proposta de ensino a partir da evolução de suas ideias
2017; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português
10.17648/rsd-v4i4.93
ISSN2525-3409
AutoresNádia Vilela Pereira, Tânia Inácio de Oliveira, Cláudio Boghi, Juliano Schimiguel, Dorlivete Moreira Shitsuka,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA História da Física desponta como uma possibilidade de contribuir para tornar o ensino de Física mais crítico, revelando uma preocupação em torná-lo mais eficiente e ajustado à realidade. Conhecer a História da Física, o seu desenvolvimento e o processo de aceitação de teorias científicas podem ajudar a frisar a não linearidade da Física e as diferentes leituras que dela podemos ter, pois a História nos mostra “o porquê” das categorias conceituais da ciência. As considerações deste artigo procuram mostrar a necessidade de uma Física contextualizada em sua história e a importância da História da Física como um eixo fundamental no processo ensino – aprendizagem.
Referência(s)