Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

História da física: uma proposta de ensino a partir da evolução de suas ideias

2017; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português

10.17648/rsd-v4i4.93

ISSN

2525-3409

Autores

Nádia Vilela Pereira, Tânia Inácio de Oliveira, Cláudio Boghi, Juliano Schimiguel, Dorlivete Moreira Shitsuka,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A História da Física desponta como uma possibilidade de contribuir para tornar o ensino de Física mais crítico, revelando uma preocupação em torná-lo mais eficiente e ajustado à realidade. Conhecer a História da Física, o seu desenvolvimento e o processo de aceitação de teorias científicas podem ajudar a frisar a não linearidade da Física e as diferentes leituras que dela podemos ter, pois a História nos mostra “o porquê” das categorias conceituais da ciência. As considerações deste artigo procuram mostrar a necessidade de uma Física contextualizada em sua história e a importância da História da Física como um eixo fundamental no processo ensino – aprendizagem.

Referência(s)