
Uso de internet e de jogos eletrônicos entre adolescentes em situação de vulnerabilidade social
2017; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português
10.9788/tp2017.3-13pt
ISSN2175-3652
AutoresMaria Paula Magalhães T. Oliveira, Leticia Antunes D. Cintra, Graziela Bedoian, Rosimeire do Nascimento, Rodrigo R. Ferré, Mara Teresa A. Silva,
Tópico(s)Child Development and Digital Technology
ResumoO domínio de ferramentas digitais pode ser importante via de inclusão social.O presente estudo visou investigar o uso que 60 adolescentes em situação de vulnerabilidade social, participantes das atividades do Projeto Quixote, fazem da internet e de jogos eletrônicos.Procurou-se caracterizar tipo de atividade, frequência, duração, companhia, local, fi nalidade do uso de internet e de jogos eletrônicos, incluindo difi culdades encontradas no manejo da rede.A maioria dos adolescentes entrevistados está na escola, usa internet e jogos eletrônicos, interagindo com amigos e familiares, principalmente para comunicação e entretenimento.Os participantes relataram que aprenderam a usar sozinhos e que sabem de riscos associados a essas práticas.Entretanto, os resultados mostram que eles se expõem a condutas de risco.Diferenças de gênero foram observadas.Discute-se a necessidade de capacitar
Referência(s)