Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Uso de internet e de jogos eletrônicos entre adolescentes em situação de vulnerabilidade social

2017; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português

10.9788/tp2017.3-13pt

ISSN

2175-3652

Autores

Maria Paula Magalhães T. Oliveira, Leticia Antunes D. Cintra, Graziela Bedoian, Rosimeire do Nascimento, Rodrigo R. Ferré, Mara Teresa A. Silva,

Tópico(s)

Child Development and Digital Technology

Resumo

O domínio de ferramentas digitais pode ser importante via de inclusão social.O presente estudo visou investigar o uso que 60 adolescentes em situação de vulnerabilidade social, participantes das atividades do Projeto Quixote, fazem da internet e de jogos eletrônicos.Procurou-se caracterizar tipo de atividade, frequência, duração, companhia, local, fi nalidade do uso de internet e de jogos eletrônicos, incluindo difi culdades encontradas no manejo da rede.A maioria dos adolescentes entrevistados está na escola, usa internet e jogos eletrônicos, interagindo com amigos e familiares, principalmente para comunicação e entretenimento.Os participantes relataram que aprenderam a usar sozinhos e que sabem de riscos associados a essas práticas.Entretanto, os resultados mostram que eles se expõem a condutas de risco.Diferenças de gênero foram observadas.Discute-se a necessidade de capacitar

Referência(s)