Artigo Produção Nacional

A HISTÓRIA DO PROCESSO DE PERIFERIZAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES EM CAMPINAS NOS PRIMÓRDIOS DA REPÚBLICA

2015; Volume: 10; Issue: 19 Linguagem: Português

10.17648/educare.v10i19.11680

ISSN

1981-4712

Autores

Rosimeri da Silva Pereira,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

A luz do referencial teorico marxista, a presente tese tem por objeto a historia da periferizacao dos grupos escolares na cidade de Campinas nos primordios do regime republicano. Como objetivo, impos-se problematizar as condicoes de atendimento educacional ofertadas pelo poder publico municipal e estadual aos bairros operarios da Vila Industrial, Ponte Preta e Bonfim. A observacao comparada da genese e do processo paulatino de implantacao e organizacao dos grupos escolares erigidos na regiao central da cidade e daqueles que funcionavam nos bairros operarios, nos permitiu vislumbrar, de um lado, a existencia de verdadeiros palacetes, considerados marcos arquitetonicos de uma epoca, e, de outro, as condicoes precarias com que vinha sendo gestado o atendimento publico educacional destinado aos densos aglomerados urbanos. No primeiro capitulo do estudo, foi feito um recuo no tempo historico para o reconhecimento pontual das condicoes materiais, da ordem economica e politica em que se organizava a sociedade brasileira, bem como um olhar atento para o debate que se estabelece sobre as relacoes entre educacao, sociedade e trabalho no inicio da Republica. O segundo capitulo centra-se na discussao das novas tendencias de estruturacao do ensino, sem abandonar o exame acurado da politica educacional paulista, instituida a partir de 1890, que, fundamentalmente, regulara as normas de implantacao, difusao, funcionamento e fiscalizacao da escola primaria graduada. O terceiro capitulo tenta recuperar e compreender os acontecimentos que marcaram o desenvolvimento da cidade de Campinas, bem como realizar uma sintese dos momentos considerados mais relevantes e especialmente determinantes na historia de expansao da escola publica primaria local, sabendo que a nova sociedade, que se estruturava no periodo de transicao entre o seculo XIX e XX, reclamava por uma educacao que pudesse atender a essa nova realidade, marcada pelas consequencias da migracao e imigracao, pelos novos meios de transportes e servicos e, sobretudo, pelo franco processo de urbano-industrializacao nascente. Se, no terceiro capitulo, a exposicao da tese se atenta, sobretudo, para a expansao dos grupos escolares localizados no centro da cidade (1897-1910), o quarto capitulo observa o fluxo historico do processo de periferizacao dos novos grupos escolares em Campinas (1922-1932). Neste caso, a pesquisa tratou de revelar a originalidade historica de cada instituicao escolar a luz da historia dos bairros em que essas escolas se originaram e do papel que o ensino primario ocupava [neste] naquele momento historico alem de evidenciar que a genese do processo de periferizacao dos primeiros grupos escolares de Campinas reflete, como condicao da particularidade, a historia do desenvolvimento desigual e combinado da propria sociedade de classe. Abstract

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