Problem Based Learning - PBL no Ensino de Contabilidade - Guia Orientativo para Professores e Estudantes da Nova Geração
2017; Issue: 223 Linguagem: Português
ISSN
2526-8414
AutoresDaiana Bragueto Martins, Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO livro aborda uma reflexao sobre o ensino da nova geracao de contadores, cujas competencias a serem desenvolvidas no percurso da universidade, amparadas pelas demandas legais da Contabilidade, estao em conformidade com o resultado da aplicacao do Problem Based Learning (PBL).Organizado em sete capitulos, o livro comeca com uma reflexao sobre o ensino da nova geracao de contadores. No Capitulo 2, o PBL, como uma abordagem construtivista, e confrontado com a denominada vertente tradicional de ensino. O Capitulo 3 traz os elementos essenciais do PBL: historia, caracteristicas e bases para seu desenvolvimento. O Capitulo 4 evidencia o processo avaliativo das disciplinas que contemplam a avaliacao de competencias (conhecimentos, habilidades e atitudes) na abordagem do PBL. Ja no Capitulo 5, os relatos de experiencias com o metodo sao reportados pelas entrevistas com pesquisadores e professores, em âmbitos nacional e internacional, que aplicaram/aplicam o PBL em suas disciplinas. Na sequencia, no Capitulo 6, sao detalhadas duas experiencias em PBL no ensino superior de Contabilidade, ambas ocorridas na Universidade de Sao Paulo (FEA/USP e FEA/RP). No ultimo capitulo, diante de um determinado cenario, simula-se uma experiencia de formulacao de problema e conducao em sala de aula, passo a passo, para o professor iniciar sua trajetoria academica com o PBL.Esta obra originou-se de um projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (CNPq) e de uma dissertacao desenvolvida no Programa de Pos-Graduacao (Mestrado e Doutorado) em Contabilidade da Universidade Federal do Parana (UFPR). Aplicacao A obra e indicada para a formacao dos futuros profissionais que se preparam para atuar no mercado, como contadores, controllers, consultores, administradores, auditores, peritos, engenheiros, empreendedores, futuros empresarios e gestores. Leitura complementar para disciplinas nas areas de Contabilidade e Administracao que se utilizem de Problem Based Learning como metodologia de ensino.Editora: AtlasAutoras: Daiana Bragueto Martins e Marcia Maria dos Santos Bortolocci EspejoPaginas: 176
Referência(s)