
CONTROLE DA PROPORÇÃO AR/ COMBUSTÍVEL EM UM MOTOR COM TECNOLOGIA FLEX
2017; Linguagem: Português
10.5151/engpro-simea2017-37
ISSN2357-7592
AutoresLucas M. Novaes, Paulo Alexandre Pizzará HAYASHIDA, Armando Antônio Maria Laganá, João F. Justo, Pedro de Castro ROSSETTI,
Tópico(s)Biodiesel Production and Applications
ResumoO gerenciamento de um motor a combustão interna busca o compromisso entre performance, eficiência e baixos índices de emissão para automóveis. O controle da mistura ar/combustível tem impacto direto no funcionamento do motor, tanto para emissão de poluentes quanto no consumo especifico e potência entregues ao veículo. Este aspecto torna-se mais relevante ainda para motores bicombustíveis, por possuírem parâmetros variantes com a composição do combustível utilizado. Atualmente tal controle utiliza um sensor de oxigênio de banda estreita, permitindo apenas que se trabalhe com seu transiente. Este artigo adota a solução de utilizar uma sonda lambda de banda larga, a fim de aplicar controle também fora de regimes estacionários de rotação do motor a partir de valores absolutos de realimentação. O fato de não haver uma referência que precise estar sempre em transição, que ocorre no caso da banda estreita, possibilita a imposição de uma referência alvo que não seja apenas estequiométrica. Aliado a este controle, é utilizado uma correção baseada na medida do teor de etanol do combustível a ser consumido, de forma a eliminar intervalos sub-operacionais necessários para adaptação à composição de combustível em reabastecimentos e flutuações[][]. Ao final é apresentado uma análise dos resultados gerados.
Referência(s)