Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: DESAFIOS E EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES INICIANTES

2017; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

10.23925/1809-3876.2017v15i3p615-639

ISSN

1809-3876

Autores

Martha Maria Prata-Linhares, Maria Alzira de Almeida Pimenta, Regina Lima Andrade Gonçallo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O Brasil enfrenta problemas históricos e complexos como a desigualdade econômica e social, a criminalidade e a corrupção, entre outros. É consenso que para solução desses problemas a qualidade da educação, em todos os graus de ensino, precisa ser atingida. Uma análise do panorama atual da educação superior brasileira mostra que ainda estamos distantes de consolidar o acesso aos cursos e a necessária qualidade da produção de conhecimento e da formação profissional. As Instituições de educação superior lidam com desafios como o alto índice de evasão e um processo de ensino-aprendizagem cristalizado em práticas que se reproduzem desconsiderando os avanços tecnológicos. A formação de professores para a educação superior pode ser um fator estratégico para construir a educação com qualidade. Tendo esse pressuposto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujo objetivo era conhecer os desafios e as expectativas de professores iniciantes da educação superior em duas instituições, uma pública e uma comunitária. Fizeram parte da metodologia: a revisão bibliográfica, a análise documental, a pesquisa telematizada (MORESI, 2003) e o estudo de campo com entrevistas respondidas por professores com até três anos de docência. A análise de conteúdo (FRANCO, 2008) das respostas indicou que a maioria dos entrevistados escolheu a profissão motivada pelo prazer e pelo exemplo; que suas expectativas têm como foco a realização profissional e que os docentes percebem a necessidade de melhorar sua formação pedagógica. Nas considerações finais, são trazidos elementos para respaldar propostas de programas para o desenvolvimento profissional do docente da educação superior.

Referência(s)