Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Letramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidades

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22168/2237-6321.7.7.1.478-503

ISSN

2237-6321

Autores

Jakeline Aparecida Semechechem, Neiva Maria Jung,

Tópico(s)

Migration, Racism, and Human Rights

Resumo

Neste artigo, partindo da perspectiva dos Novos Estudos de Letramento (STREET, 1984, 1993, 2014), temos como objetivo reconhecer organizações da fala-em-interação, a fim de discutir procedimentos, papéis sociais e identidades coconstruídas em eventos de letramentos escolares. Analisamos duas atividades de leitura, uma em aula de língua espanhola e outra em aula de língua portuguesa de um colégio público do Paraná. Os dados mostram organizações de fala-em-interação institucional em que as professoras controlam o sistema de tomada de turnos e apresentam instruções sobre como lidar com o texto naquele aqui e agora, e os alunos ratificam esses procedimentos, embora alguns apresentem também ações de resistência. Em termos de resultados, identificamos que ainda temos muito presente em nossas escolas uma pedagogização do letramento, em que regras para o engajamento dos participantes como professor e como alunos são continuamente afirmadas e reforçadas dentro de práticas que supostamente têm a ver apenas com usar o letramento e falar dele, confirmando desse modo relações de hierarquia, autoridade e controle por meio dessas práticas letradas (STREET, 2014).

Referência(s)