
MODELAGEM DOS SISTEMAS TÉRMICOS PARA MOTORES COM TECNOLOGIA FLEX
2017; Linguagem: Português
10.5151/engpro-simea2017-48
ISSN2357-7592
AutoresAndré Vinicius Oliveira MAGGIO, Bruno Pereira, Armando Antônio Maria Laganá, João F. Justo,
Tópico(s)Mechanical Engineering and Vibrations Research
ResumoEste artigo propõe modelar a evolução térmica dos diversos blocos do motor. A partir do calor de combustão e da entalpia de entrada dos gases admitidos, procuraremos mapear os diferentes fluxos de energia, dentre eles: energia perdida na fricção do motor, entalpia dos gases de saída, energia efetiva empregada na produção de torque e energia perdida para as paredes do cilindro. De forma a predizer a entalpia dos gases de saída, modelaremos a temperatura de exaustão, estimando seu valor para cada ponto de operação do motor. A energia perdida na fricção do motor e a empregada na produção de torque são obtidas a partir da modelagem do torque. A entalpia de entrada dos gases admitidos e o calor de combustão são obtidas a partir de análise termodinâmica, levando em consideração a temperatura e a relação ar/combustível dos gases. De forma a poder usar o modelo para motores com tecnologia FLEX, iremos analisar como diferentes composições de combustível afetam as formulações apresentadas.
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