A suficiência do Custeio Alvo para decisões de produção: um estudo de caso em uma vinícola do Vale do São Francisco

2013; Issue: 197 Linguagem: Português

ISSN

2526-8414

Autores

João Carlos Hipólito Bernardes Reis, Juliana Reis Bernardes, Adriano Marcos Dantas da Silva, Wellington Dantas de Sousa,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Diante do atual cenario de acirramento da competicao, a gestao estrategica de custos assumiu papel de demasiada relevância ao exito empresarial. Ao contrario dos metodos tradicionais de custeio, a gestao estrategica de custos apresenta uma abordagem holistica, utilizando-se dos dados de custos com o objetivo de desenvolver estrategias superiores que fomentem em vantagem competitiva sustentavel, sendo o Custeio Alvo um dos topicos mais relevantes nesse âmbito. Baseado no conceito americano de Engenharia de Valor, o Custeio Alvo foi desenvolvido pelo meio profissional e surgiu como um dinâmico sistema de subtracao de custos e, sobretudo, de planejamento de lucros. Partindo dos insights da pesquisa de Kee e Matherly (2006) e de Kee (2010), o presente estudo se propos a investigar, por meio de um estudo de caso em uma vinicola localizada no Vale do Sao Francisco, se as decisoes tomadas baseadas no Custeio Alvo, de fato, sempre agregam valor economico as firmas. Por meio de analise documental, notou-se como resultado que o metodo tradicional de Custeio Alvo possibilita a aceitacao de produtos que proporcionam Valor Presente Liquido (VPL) negativo, acarretando a alocacao ineficiente de escassos recursos financeiros. Esses achados corroboram os resultados encontrados nos estudos anteriores, sendo possivel neste ponto concluir pela iminente necessidade da incorporacao do custo dos fundos investidos no modelo tradicional. Os resultados encontrados no presente estudo mostram-se relevantes no momento em que, por meio de evidencias empiricas, ratificam os achados de Kee e Matherly (2006), reforcando a necessidade de ajuste da metodologia tradicional de Custeio Alvo.

Referência(s)