
ANÁLISE TERMODINÂMICA DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA DE TIPO ALTERNATIVO USANDO UM MODELO QUASI-DIMENSIONAL
2017; Linguagem: Português
10.5151/engpro-simea2017-38
ISSN2357-7592
AutoresDaniel da Silva Tonon, Ézio Castejon Garcia,
Tópico(s)Thermochemical Biomass Conversion Processes
ResumoO uso de simulações para a predição do comportamento de determinados mecanismos está cada vez mais difundido na indústria automobilística, uma vez que ensaios experimentais possuem um custo muito mais elevado. Dentre todos os mecanismos que compõem um automóvel o motor merece um destaque especial, já que este é responsável pela geração de potência e é através dele que o veículo iniciará o seu movimento. Com o passar do tempo o projeto desse mecanismo precisou evoluir consideravelmente se comparado com os primeiros automóveis fabricados na história, devido as exigências de âmbito social e ecológico. Dessa forma, é de fundamental importância que as montadoras avaliem o comportamento do motor em toda a sua faixa de operação, e essa avaliação pode ser feita através de diferentes modelos numéricos. Atualmente os modelos mais difundidos para a simulação desses mecanismos são modelos Single-Zone, Multi-Zone e Multi-Dimensional. O presente trabalho faz uma análise comparativa entre dados experimentais e resultados obtidos através de simulações de motores de combustão interna, utilizando um modelo Multi-Zone de tipo Quasi-Dimensional. O modelo apresentado nesse trabalho ainda está em fase de desenvolvimento, porém já demonstra um grande potencial nas análises de desempenho.
Referência(s)