
Da escravidão à proletarização: A historiografia do trabalho em busca dos professores e as contribuições da História da Educação
2017; Escola DIEESE de Ciências do Trabalho; Issue: 8 Linguagem: Português
ISSN
2319-0574
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNeste texto, apontamos a ausencia da figura do professor na historiografia, principalmente na historiografia social do trabalho, e procuramos discutir os fatores que contribuiram para isso. Na sequencia, sugerimos um exercicio inicial para superar este silenciamento, propondo uma visita a Historia da Educacao, disciplina e campo de pesquisa da Educacao, como fonte para a pesquisa historica em busca da funcao social do professor nos diversos contextos temporais que marcam a educacao ocidental e brasileira. Com isso, realizamos analises nos textos sobre a educacao na antiguidade, passando pelo medievo e emergencia da modernidade, culminando na instituicao contemporânea da docencia, sempre destacando o sujeito professor. Em outro recorte, pesquisamos o papel do docente nos contextos historicos da educacao formal do Brasil, inaugurada com os jesuitas, na America Portuguesa, ate a sua consolidacao na Republica.
Referência(s)