O papel da controladoria como business partner
2017; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2319-0485
AutoresAlexandre Daniel Roca Arenales,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA tradicional visao e os estereotipos da controladoria como bean-counter (contador de feijao), book keeper (guardador de livros), watchdog (cao de guarda), number crunching (triturador de numeros) e scorekeeping (registro de informacoes), que muitas vezes tinha uma orientacao exclusiva para analises financeiras do passado, tem gradualmente sido substituidas por uma funcao de maior proximidade dos parceiros de negocios, dando lugar a novos termos como, o de business oriented (orientacao para o negocio), change agent (agente de mudanca), internal consultant (consultor interno), co-pilot (copiloto) e business partner (parceiro de negocios). Na BASF, este papel de business partnering (parceria de negocio) na controladoria, iniciou-se em 2006 com a implementacao do conceito Controller Mission (Missao do Controller), consolidando-se em 2009 com a iniciativa Business Partnering. O objetivo geral deste trabalho, atendendo as demandas e necessidades da BASF, consistiu em avaliar o nivel de business partnering da controladoria junto a seus clientes internos. Com os objetivos especificos de verificar: a) a diferenca na avaliacao do nivel de business partnering entre a area de controladoria e seus clientes internos; b) a diferenca na avaliacao do nivel de business partnering entre as diferentes localidades; e c) a diferenca na avaliacao do nivel de business partnering de acordo com as diferentes areas de atuacao dos clientes internos da controladoria. Foi feita uma pesquisa do tipo survey com os colaboradores da area de controladoria e com os gestores da BASF na America do Sul. A pesquisa utilizou uma escala metrica de quatro pontos para avaliar a frequencia de atuacao da controladoria como business partner, de acordo com as 36 caracteristicas previstas pela propria BASF, dentro de tres perspectivas chaves: requerimentos pessoais, habilidades de interacao e atitude comercial. Os resultados da pesquisa mostraram que, de um modo geral, ha uma avaliacao positiva quanto ao papel de business partnering da controladoria da BASF. Dentre os respondentes, 82% avaliaram positivamente o papel de business partnering da controladoria, sendo que 31% e 51% avaliaram que “Sempre” e “Frequentemente”, a controladoria atua como business partner respectivamente. A minoria (2%) avaliou que a controladoria “Nunca” atua como business partner e 15% dos respondentes avaliou que a controladoria “Raramente” atua como business partner. Dentre as caracteristicas mais bem avaliadas estao: a atuacao da controladoria em conformidade com as politicas e normas estabelecidas; abordagem aberta e leal com as pessoas; e construcao ou proativa manutencao das relacoes e redes de confianca. Por outro lado, as caracteristicas menos bem avaliadas pelos respondentes estao: a comparacao do desempenho da BASF com o dos concorrentes; antecipacao de externalidades como novas oportunidades e riscos; sintese do status do negocio em um minuto; referir-se regularmente a estrategia da BASF; e traduzir temas complexos em uma linguagem simples. Foi constatado que a area de controladoria tem uma auto-avaliacao mais positiva quanto a sua atuacao de business partner, em relacao a avaliacao realizada pelos seus clientes internos, evidenciando-se um gap entre a avaliacao dos dois grupos. Alem disso, verificou-se uma avaliacao menos positiva dentre os respondentes no Brasil, em comparacao com a avaliacao realizada pelos respondentes em outros paises da America do Sul. No entanto, conforme as questoes ou caracteristicas avaliadas apresentaram similaridades entre as localidades, entende-se que as acoes de melhorias do business partnering tomadas pela empresa, possam se dar de forma regional. Finalmente, os resultados confirmaram que ha diferenca entre o nivel de avaliacao do business partnering da controladoria segundo as areas de atuacao dos seus clientes internos, embora, de um modo geral, os pontos de melhorias e pontos fortes, concentraram-se nas mesmas questoes e caracteristicas levantadas.
Referência(s)