
Um estudo da virtualização de processos: o uso de mundos virtuais com foco em ensino-aprendizagem
2017; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 22; Issue: 71 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782017227151
ISSN1809-449X
AutoresMárcio Noveli, Alberto Luiz Albertin,
Tópico(s)Information Systems Theories and Implementation
ResumoRESUMO Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm permitido que processos que dependiam da presença física de indivíduos ou objetos, em um mesmo lugar e tempo, ocorram sem esses limites. Dentre esses, o Processo Ensino-Aprendizagem (PEA) vem ganhando notoriedade, apesar de ainda persistirem dúvidas quando à adequação dessas tecnologias. Portanto, esta pesquisa teve o objetivo de identificar a relação entre requisitos de um processo e capacidades das TICs. Especificamente, foi estudada a adequação dos mundos virtuais à virtualização do PEA, com base na Teoria de Virtualização de Processo (TVP), por meio de evidências advindas de três cursos e analisadas por meio de técnicas de análise de conteúdo e escalonamento multidimensional. Isso resultou em um quadro sistematizado que permite entender o alinhamento entre TIC e requisitos de processo para a sua virtualização, evidenciando quais TICs têm viabilizado o desenvolvimento do PEA.
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