Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Um estudo da virtualização de processos: o uso de mundos virtuais com foco em ensino-aprendizagem

2017; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 22; Issue: 71 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782017227151

ISSN

1809-449X

Autores

Márcio Noveli, Alberto Luiz Albertin,

Tópico(s)

Information Systems Theories and Implementation

Resumo

RESUMO Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm permitido que processos que dependiam da presença física de indivíduos ou objetos, em um mesmo lugar e tempo, ocorram sem esses limites. Dentre esses, o Processo Ensino-Aprendizagem (PEA) vem ganhando notoriedade, apesar de ainda persistirem dúvidas quando à adequação dessas tecnologias. Portanto, esta pesquisa teve o objetivo de identificar a relação entre requisitos de um processo e capacidades das TICs. Especificamente, foi estudada a adequação dos mundos virtuais à virtualização do PEA, com base na Teoria de Virtualização de Processo (TVP), por meio de evidências advindas de três cursos e analisadas por meio de técnicas de análise de conteúdo e escalonamento multidimensional. Isso resultou em um quadro sistematizado que permite entender o alinhamento entre TIC e requisitos de processo para a sua virtualização, evidenciando quais TICs têm viabilizado o desenvolvimento do PEA.

Referência(s)