Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O projeto peteca como subsídio a discussão da temática "trabalho infantil" no ensino de geografia

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 8; Issue: 16 Linguagem: Português

10.26895/geosaberes.v8i16.590

ISSN

2178-0463

Autores

Cristiane e Castro Feitosa Melo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição da experiência do Projeto PETECA como subsídio a discussão da temática “trabalho infantil” no ensino de geografia dos alunos do Ensino Fundamental II. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. O trabalho está estruturado em duas partes. Na primeira, apresenta o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Constituição Federal e abre discussão na questão do combate à exploração dos jovens, sendo este um compromisso com a cidadania e com o futuro das crianças e adolescentes. Na segunda, registra a experiência das ações pedagógicas desenvolvidas em uma escola pública do município de Fortaleza. Por fim, apresenta as considerações finais, discutindo a necessidade de uma tomada de consciência em relação ao trabalho infantil, tendo como base a sociedade, o bairro estudado, mostrando o esforço político e cultural.

Referência(s)