O projeto peteca como subsídio a discussão da temática "trabalho infantil" no ensino de geografia
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 8; Issue: 16 Linguagem: Português
10.26895/geosaberes.v8i16.590
ISSN2178-0463
AutoresCristiane e Castro Feitosa Melo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEssa pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição da experiência do Projeto PETECA como subsídio a discussão da temática “trabalho infantil” no ensino de geografia dos alunos do Ensino Fundamental II. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. O trabalho está estruturado em duas partes. Na primeira, apresenta o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Constituição Federal e abre discussão na questão do combate à exploração dos jovens, sendo este um compromisso com a cidadania e com o futuro das crianças e adolescentes. Na segunda, registra a experiência das ações pedagógicas desenvolvidas em uma escola pública do município de Fortaleza. Por fim, apresenta as considerações finais, discutindo a necessidade de uma tomada de consciência em relação ao trabalho infantil, tendo como base a sociedade, o bairro estudado, mostrando o esforço político e cultural.
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