Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Uso do Software Educacional Modellus para Complementar o Ensino de Física: Estudando um Gerador de Corrente Alternada

2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Issue: 23 Linguagem: Português

10.12957/interag.2017.15930

ISSN

2236-4447

Autores

Yan Pedro Ulrich, Alan Freitas Machado, Cláudio Elias da Silva, Luiz Pinheiro Clodovil da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Relato de uma experiência bem sucedida de ensino e a aprendizagem, aplicada a alunos do Colégio Pedro II por intermédio do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na qual o uso das modernas tecnologias e informação e comunicação (TIC) contribuíram efetivamente para a aprendizagem significativa dos alunos. Em particular, usou-se o software educacional Modellus atuando no ensino de física, a nível de ensino médio, para simular um motor elétrico de corrente contínua. Os alunos, primeiro, tiveram aulas teóricas sobre eletricidade e eletromagnetismo, em seguido com o auxílio do professor, desenvolveram e modelagem e ao término desta foi possível promover a alteração de alguns parâmetros, tais como: a intensidade de corrente, a área de espira, a direção do fluxo magnético entre outros. Com a alteração destes parâmetros os alunos puderam observar em tempo real o funcionamento do motor elétrico e outros dados gerados com a intensidade de torque, o rendimento, a potência, a potência entre outros dados que possibilitaram a realização de uma análise quantitativa e qualitativa dos mesmos. Assim sendo, a modelagem propiciou aos alunos uma espécie de laboratório na própria sala de aula, um ambiente gerado pelo software, que serviu para motivá-los. Observamos que possivelmente o uso do software agregou valor as aulas que antes eram puramente teóricas e agora possuem uma parte prática, aspecto que promoveu a ampliação das capacidades cognitivas dos alunos, reforçou os seus conhecimentos teóricos e práticos e a livre interação entre os próprios alunos e deles com os professores.

Referência(s)
Altmetric
PlumX